Cardápio das Emoções

Todos os dias somos acometidos a um cardápio de emoções, sentimentos e atitudes: amor, culpa, raiva, medo, alegria, tristeza, dor, ressentimentos, amarguras, ira. É por meio deste cardápio que somos quem somos. Deus sendo este o criador, onipotente, onisciente e onipresente que faz o cardápio da vida ser uma explosão de sabores e cores na arte da vida das emoções humana. No entanto no mercado da vida, muitas vezes compramos  emoções que ao invés de nos nutrir com emoções saudáveis  para as nossas vidas e para com o nosso próximo,   acabamos comprando emoções que nos intoxicam. É só parar e refletir, quantas vezes você magoou alguém que amava muito por adotar uma dieta emocional restritiva, alimentando-se de raiva, ao invés de uma alimentação cheia de nutrientes saudáveis como amor, perseverança, fé, gratidão (Gálatas 5: 19 – 21)? A doçura daquele alimento que você tinha escolhido acabou perdendo todo o sabor, por quê? Porque você não deixou Deus ser o Cheff das suas emoções (Gálatas 5:22 – 23) e por consequência não aprendeu a fazer e ter  as melhores receitas para uma dieta emocionalmente balanceada e nutritiva a sua saúde emocional como  também para a saúde emocional familiar, profissional e ministerial.

Por este motivo que este cardápio chamado Bíblia nos orienta que se quisermos ter uma saúde emocional balanceada e nutrida de boas emoções, devemos sim, conhecer a Palavra do Senhor que é rica de ensinamentos, verdade, vida, temperos e aromas, como  também  nos conhecermos é algo que o Cheff dos  Cheffs “Deus” nos ensina para que saibamos  lidar melhor com as nossas diferentes emoções, sentimentos, atitudes  para que as receitas essenciais da nossa felicidade possam promover conexões emocionais profundas e férteis. Claro que, por mais saudável e permeada de amor que seja a relação, de vez em quando, ela entrará no terreno dos desentendimentos. Porém estas crises e dificuldades, quando bem trabalhadas, podem temperar e enriquecer as melhores receitas das relações humanas. O ponto crucial desta receita, é como gerenciar as emoções e pensamentos diante destas relações, pois relacionar é um dos ingredientes inevitáveis de todas as receitas criadas pelo Cheff Deus.

Saiba que jamais existirá um cardápio da vida melhor do que este – a Bíblia – nela você sempre encontrará as melhores receitas de amor, exortação, cura, vida, fé , esperança, perdão, gratidão . Deixe que Cristo escreva as mais incríveis, saborosas e coloridas receitas no cardápio das emoções.

Maristela da Rocha
Líder do Curso Mulher Única
Professora no Curso Mulher Única e Liderança

Cardápio das Emoções